troperville

tools

toys

Wiki Headlines
It's time for the second TV Tropes Halloween Avatar Contest, theme: cute monsters! Details and voting here.

main index

Narrative

Genre

Media

Topical Tropes

Other Categories

TV Tropes Org
random
Pt: Garota da Ação

Algumas mulheres têm empregos mais legais do que outras.

Sexo frágil
Não foge à luta!
Rita Lee, "Cor de rosa choque"

A Garota da Ação é, essencialmente, um Herói Da Ação moldado em um formato feminino: um personagem feminino que é forte, ágil, e que pode acabar com você com uma rajada de chutes, socos ou diversas Armas De Escolha.

Ela não é Donzela Indefesa. Ela não fica sentada esperando ser resgatada. Ela não só planeja como irá salvar-se a si própria. Ela não conversa/manipula/seduz para safar-se de problemas. Ela tem movimentos físicos próprios para fazer, e mesmo que ela venha a ser o feminino do Guerreiro Terapeuta, isso também não garante que ela parará de atacar enquanto fala.

Subtropos da Garota da Ação: (Por favor, adicione os exemplos que se encaixam nesses tropos em suas próprias páginas, não aqui. Note também que eles em geral não se excluem entre si, embora alguns sim).

Por idade:

  • Cute Bruiser: Garotas da Ação muito jovens que são especialmente lembradas por conta de suas forças físicas.
  • Little Miss Badass: Garotas da Ação muito jovens que são notáveis por suas técnicas e habilidades no lugar de, ou em adição a, suas forças físicas.
  • Lady of War: Garotas da Ação adultas que são nobres e graciosas.
  • Action Mom: Ela é adulta e trabalha com um grupo de pessoas mais jovens as quais considera suas "crianças", haja laços de sangue ou não.
  • Mama Bear: Adulta e que só se torna Garota da Ação em defesa de suas crianças.
  • Never Mess with Granny: Idoso (pode incluir a característica de ser um Mestre Velho)

Por arma preferida ou método de combate:

Por colegas de equipe:

  • Lovely Angels: Duas Garotas da Ação que constantemente trabalham juntas.
  • Amazon Brigade: Mais de duas Garotas da Ação que constantemente trabalham juntas e sem nenhum homem na equipe.
  • Battle Couple: Uma Garota da Ação e seu igualmente ativo namorado ou marido, ou sua namorada.
  • Action Girlfriend: Ela é a personagem principal, mas seu ajudante não é um herói da ação.
  • Badass Family: A família inteira é formada por heróis da ação.

Por arma preferida e colegas de equipe:

  • Guys Smash, Girls Shoot: Uma mulher que usa uma arma de longo alcance, junto a um homem que luta corpo a corpo.
  • Sword and Sorcerer: Um princípio similar ao anterior, mas troque "arma de longo alcance" por "espada" (se for ela a usar armas) ou "mágica" (se ela for a usuária de magia). Seu parceiro se utiliza do que sobrar.

Por emprego:

Tropos relacionados, e tropos que geralmente coincidem com a Garota da Ação:

Contrasta com Falsa Garota Da Ação: Dizem várias vezes para a audiência que ela é uma Garota da Ação, mas ela nunca demonstra as características de uma.

Chickification ocorre quando uma personagem que era um Garota da Ação sofre Character Derailment ou Power Creep, Power Seep que não é justificado na história (isso é, não como produto de processo de Break the Cutie ou Break the Haughty). Ela pode ser completamente transformada em uma Donzela Indefesa.

Por outro lado, não ajuda nada que ser uma Garota da Ação não é algo inerentemente bom. Esse tropo é alastrado de Double Standards, o principal e mais visivelmente óbvio sendo o fato de que deve ser apontado quando uma mulher é capaz de lutar, deixando assim claro que a norma feminina inclui garotas que "não" fazem parte da ação, enquanto os homens precisam ser distinguidos quando ficam de fora dos combates. Isso se torna particularmente bobo em ambientação do tipo Dungeons & Dragons, nas quais heroínas poderosas são dificilmente uma visão comum, e em jogos como Mass Effect, nos quais quase todas as personagens femininas são Garotas Da Ação. Muitos escritores caem nessa armadilha, falhando em mostrar uma dita personagem além do fato de que ela é uma mulher que pode tomar conta de si própria em uma luta. Outras Garotas da Ação, numa tentativa de acentuar suas independências e atrevimentos, se tornam Jerk Ass femininos, Straw Feminist ou Tsundere Sue – todos nós sabemos, no fim das contas, que Mulheres Verdadeires Nunca Usam Vestidos. Em contrapartida, existem várias personagens femininas extremamente bem escritas que nunca deram um único soco, resolvendo problemas através de outros meios ou outras formas de força.

Distaff Counterpart do Herói Da Ação. Compare-a com seu lado sombrio e geralmente muito mais agressivo Garota Da Ação Das Trevas e suas versões mais mundanas: You Go Girl e Plucky Girl. Não confundir com Garota Da Ação Afirmativa, que é só uma garota adicionada ao elenco em uma adaptação ou nova temporada para balancear o gênero dos personagens, sem importar qual papel ela de fato interpreta, embora muitas vezes ela seja uma Garota da Ação. Veja Mulheres Verdadeires Nunca Usam Vestidos para quando as pessoas pensam que toda personagem feminina precisa ser uma Garota da Ação para receber algo similar a respeito básico.


Deus Ex MachinaPt/Tropos LendariosMac Guffin
Escala de Pecados CientíficosIndice Principal Do TropesGayngst

random
TV Tropes by TV Tropes Foundation, LLC is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Permissions beyond the scope of this license may be available from thestaff@tvtropes.org.
Privacy Policy
18668
22