* AlternateCharacterInterpretation:
** Mônica é [[{{Tsundere}} raivosa]] [[JerkWithAHeartOfGold mas bem intencionada]], que só age com brutalidade porque os outros são ruins com ela? Ou [[ItsAllAboutMe egoísta]], [[GreenEyedMonster invejosa]] e [[ControlFreak controladora]] a ponto de realmente merecer que os meninos queiram a derrubar? E o pior que a segunda interpretação surge com frequência, principalmente em TMJ.
** Cebolinha. Ambicioso que só quer tudo pra ele e um babaca sem muita razão pra isso, ou {{Anti Hero}}i que quer destronar Mônica porque ela atormenta os outros e atormenta os outros como retribuição porque atacam ele primeiro?
** Magali. [[BigEater Comilona]] [[IncorruptiblePurePureness pura]] e amável ou uma mimada egoísta que só pensa em comida?
** Rosinha. [[JerkWithAHeartOfGold Bem intencionada]] apesar de [[{{Tsundere}} brava]] e mimada ou uma namorada babaca dominadora e mal-humorada que quer as coisas do jeito dela, não importando o que o Chico deseja e despejando ele quando precisa?
** Dudu não gostando de comida normalmente é só parte dele ser uma criança irritante, mas uma história levanta a hipótese de ser rejeição inspirado em como a Magali não larga o assunto.
* BaseBreakingCharacter: Milena. Há fãs que acham ela bonitinha e aprovam a representatividade (que sempre esteve presente, incluindo um mudo, uma cega e um cadeirante). Outros reclamam que é uma personagem chata e que ganha espaço demais só por ser negra, frequentemente colocada ao lado dos quatro principais (e se não junto do Chico Bento, no lugar dele) como se realmente fosse protagonista em vez de alguém criada em 2019 'pro Maurício não ser cancelado'. Não ajuda o fato que a mãe veterinária parece ser mais importante nas histórias da Milena que ela própria.
* BrokenBase: As histórias devem ser retratadas de forma absurda e caricata? Ou os personagens devem ser representados como as crianças que de fato são? Qual roteirista retrata melhor os personagens atualmente?
** O mangá, em especial por fãs do original que não gostam dessa reinvenção.
* DesignatedHero: Mônica tem seus momentos usando sua força e "autoridade" pra forçar os outros a aguentar o que ela quer (uma história tem ela espancando os meninos pra que eles ouvissem [[DreadfulMusician seu canto terrível]], e outra ela forçando os meninos a celebrar o Dia da Poesia, espancando-os quando não gostou dos poemas, e batendo no Franjinha quando ele lembra que o Dia Nacional da Poesia é outro) que certamente deixam seu status como heroína questionável.
* DieForOurShip: Cascuda e Quinzinho. Veja ShipTease na lista de tropes principais.
* EnsembleDarkhorse: [[GenkiGirl Denise]] e [[TheChewToy Xaveco]].
** Do Contra já era um personagem bastante popular, mas em ''Turma da Mônica Jovem'' sua fama atingiu níveis muito maiores, a ponto dele ganhar ''um arco inteiro'' como protagonista e continuar fazendo aparições importantes no mangá.
* SugarWiki/HeartwarmingMoments: A história sobre Mariana, a irmãzinha de Chico Bento que era de verdade uma estrelinha que desceu à Terra. Mas ela morreu jovem e voltou ao céu. Desde então sempre vigiou seus pais e irmão, e em um aniversário de Chico, é autorizada a dar-lhe um presente: [[spoiler:a luz da esperança, que Chico sempre carrega dentro dele, sabendo que Mariana estará lá – agora, no futuro como sua filha com Rosinha.]]
** [[https://caua1000.files.wordpress.com/2013/05/tm_monica-e-cebolinha.jpg Isso.]]
** E [[https://www.youtube.com/watch?v=0bMTuZk_6fg essa cena]] de um dos filmes, [[TearJerker bem deprimente]].
* HilariousInHindsight: Nimbus [[ChickMagnet é amado pelas moças]]. Mauro, o filho de Mauricio que inspirou o personagem, [[https://www.instagram.com/p/BxVbZtPDRVP/ é gay.]]
* MemeticMutation:
** [[http://porramauricio.tumblr.com/ Porra, Maurício!]], um Website/{{Tumblr}} que pega painéis e [[SubvertedKidsShow vê malícia]] (embora [[http://porramauricio.tumblr.com/post/568880333/porra-mauricio-porra-essa-foi-doentia mesmo]] [[http://25.media.tumblr.com/tumblr_kzk2gawGVl1qbnzf6o1_500.jpg sem]] [[http://porramauricio.tumblr.com/post/627943586/porra-mauricio-isso-e-tao-bizarro-que-eu-nao#disqus_thread contexto]] [[http://25.media.tumblr.com/tumblr_kzbynqEBHq1qbnzf6o1_500.jpg é]] [[http://30.media.tumblr.com/tumblr_kznre63QMz1qbnzf6o1_500.gif estranho]] [[http://24.media.tumblr.com/tumblr_kzoo0vH5Oz1qbnzf6o1_r1_500.jpg suficiente]]). Maurício ([[http://twitter.com/marinasousa/status/9934835646 e sua filha Marina]]) aprovaram.
** MemeticMolester: [[http://porramauricio.tumblr.com/search/Espera+o+hiro Hiro]] (por destacar que Chico e sua turma sempre [[SkinnyDipping nadam pelados]]) and Jeremias ([[BlackIsBiggerInBed por ser negro]] – embora [[http://porramauricio.tumblr.com/post/539352114/porra-mau-porra-pfss-jere-nao-consigo#disqus_thread um quadrinho em que o vento tira suas roupas]] teve 100 comentários por um motivo...).
** Relacionado, a partir de 2020 os fãs começavam a ressaltar o "Maurício do Velho Testamento", com histórias e quadrinhos politicamente incorretos que dificilmente sairiam no título atual. Muitos dos quais envolvem o [[CrossTheLineTwice humor negro das histórias do Penadinho]].
** [[https://www.google.com/search?q=monica+computador+meme&tbm=isch&ved=2ahUKEwjG8qDs5rvrAhWqLrkGHdd2BBgQ2-cCegQIABAA&oq=m%C3%B4nica+computador+meme&gs_lcp=CgNpbWcQAzoECAAQQzoCCAA6BQgAELEDOgcIABCxAxBDOgQIABAeOgYIABAIEB5Q__YBWPiTAmD2lAJoAHAAeACAAZYCiAHbIpIBBjAuOS4xMpgBAKABAaoBC2d3cy13aXotaW1nwAEB&sclient=img&ei=M99HX4aNIard5OUP1-2RwAE&bih=678&biw=1525&client=firefox-b-d Mônica no computador]] (derivado da [[https://rika.vteximg.com.br/arquivos/ids/166976-1000-1000/-turma_monica-almanaque-monica-globo-102.jpg?v=635314481750700000 capa de um almanaque]]).
** [[https://pbs.twimg.com/media/ETA41sRXsAIRcjM.png "O que está acontecendo? O que está acontecendo?" "Eu não sei! Eu não sei!"]] Até [[https://facebook.com/turmadamonica/posts/2089718197826300?comment_id=2090865794378207 as redes sociais da Turma já usaram]].
* MyRealDaddy: Exemplo incomum; enquanto Mauricio é obviamente amado por todos os seus fãs e tem seu trabalho bastante valorizado, em anos recentes os roteiristas Emerson Abreu e Paulo Back são vistos como os melhores roteiristas das histórias da turma.
* NightmareFuel: A história Coelhinho Perigoso, por na imaginação do Cebolinha a Mônica ter ficado [[spoiler: só com a cabeça e chorando de tristeza. E também por aparecer um braço e uma perna dela.]]
* NightmareRetardant: A Turma do Penadinho, em um exemplo intencional.
** Em uma história, até forçam um estilo mais assustador, mas no final [[spoiler:ganham um traço muito infantil para não assustar crianças.]]
* SeasonalRot: Os fãs de longa data consideram que houve uma severa queda de qualidade na década de 2010, com histórias pouco inspiradas, caracterizações simples demais, e arte digital preguiçosa com [[WildTake excesso de caretas]], levando a revistas que só conseguiam agradar a crianças em vez de todas as idades.
* WheelchairWoobie: Subvertido por Luca, que não só [[AngstWhatAngst não faz nenhum comentário lamentando sua situação]] como também [[DontYouDarePityMe não permite que considerem isso um "defeito".]]
* WoobieDestroyerOfWorlds: Capitão Feio ás vezes ganha esse tratamento, principalmente na GraphicNovel ''Capitão Feio: Identidade'', que [[SympatheticPOV explora e reinventa sua origem]] mostrando-o como alguém que surgiu sem memórias e poderes que ele não entendia em uma sociedade que logo o rejeitou e estimulou Feio a abraçar a vilania - críticas chegaram a comparar com o Coringa em ''[[Comicbook/TheKillingJoke A Piada Mortal]]''. [[spoiler: Além, claro, de quando decide-se dizer que ele não é só um sujo obcecado mas que é o tio do Cascão, implicando que ele está sempre lutando com o sobrinho e os amigos dele. Uma história até dá um passado triste que implica que os poderes vieram de um [[DealWithTheDevil acordo com o diabo]], que ainda ameaça Feio de ir atrás do Cascão se ele desistir.]]
----