[[quoteright:350:http://static.tvtropes.org/pmwiki/pub/images/turma_monica.jpg]]
[-[[caption-width-right:350:Uma pequena porção dos [[LoadsAndLoadsOfCharacters dezenas de personagens]].]]-]

''Turma da Mônica'' é uma série de quadrinhos brasileira criada por Mauricio de Souza, que desde sua criação nos anos 60 faz muito sucesso.

A série tem diversas revistas, tirinhas, e é dividida em grupos, ou “turmas”. A principal envolve quatro crianças de 7 anos que moram em [[SaoPaulo São Paulo]]:
* Mônica: Personagem principal, líder da [[FiveManBand Banda de Quatro Crianças]]. Aparecia nas tirinhas do Cebolinha, [[SpotlightStealingSquad mas logo foi ganhando espaço]], garantindo a inveja do rapaz. Tem [[SuperStrength superforça]] e [[LimitedWardrobe só usa vestidos vermelhos]]. Ah, e [[BerserkButton NUNCA a chame de baixinha, gorducha, e dentuça]], ou ela te [[ImprobableWeaponUser espanca com um coelho de pelúcia]].
* Cebolinha: Costumava ser o protagonista até Mônica virar a personagem central, levando-o a criar “planos infalíveis” para roubar seu coelho Sansão e [[TakeOverTheWorld virar dono da rua]]. Tem só [[ImprobableHairstyle cinco fios de cabelo]] e [[ElmuhFuddSyndwome troca “R” por “L”]] (exceto no fim de palavras).
* Cascão: O melhor amigo de Cebolinha, um [[ThePigPen sujo]] que odeia água e não toma banho.
* Magali: A melhor amiga de Mônica, [[BigEater comilona]] ao extremo, principalmente para [[TrademarkFavoriteFood melancias]], mas nunca engorda. É a mais delicada e sensível dos quatro, exceto quando está comendo.

Outras turmas incluem:
* Turma do Chico Bento: A vida de um caipira. Inclui uma [[FiveManBand Banda de Cinco Crianças]], [[TheHero o protagonista]], [[TheChick sua namorada]], [[TheLancer seu amigo esperto]], [[TheBigGuy seu amigo idiota]] e [[TheSmartGuy o japonês]].
* Turma do Horácio: Um ''[[TyrannosaurusRex T. rex]]'' vegetariano filosófico. Único personagem que todas as histórias são escritas por Mauricio.
* Turma do Penadinho: [[MonsterMash Um fantasma e seus amigos monstros]]. Gostam de assustar pessoas, [[NightmareRetardant e costumam falhar miseravelmente]].
* Turma do Piteco: Um [[OneMillionBC homem das cavernas]] e sua vida pré-histórica. Tem dinossauros junto com grandes mamíferos, claro (o protagonista Piteco inclusive encontrou o ovo de Horácio).
* Turma da Tina: Uma adolescente e seus amigos, que incluem seu amigo de [[YouGottaHaveBlueHair cabelo azul]], sua amiga gordinha e o namorado da mesma.
* Turma do Papa-Capim: Um grupo de indígenas.
* Turma do Astronauta: A jornada de um astronauta brasileiro pelo cosmos. Freqüentemente esbarra em personagens de ficção científica conhecidos (uma história tem [[Series/StarTrekTheOriginalSeries Kirk e Spock]], [[StarWars Darth Vader]], [[Film/ETTheExtraterrestrial E.T.]] e a equipe de [[LostInSpace Perdidos no Espaço]] no mecânico junto com Astronauta, por exemplo)
* Turma da Mata: Um grupo de animais que vive em uma floresta. O mais conhecido é Jotalhão, o elefante verde originalmente criado para o extrato de tomate Elefante (que tinha em sua lata [[http://www.casadoposter.com.br/_arquivo/posters_images/7_7.jpg um elefante realista]], mas [[http://www.matrizdesenho.com.br/media/22/Outros12.jpg hoje em dia estampa Jotalhão]]).

Agora com uma [[Characters/TurmaDaMonica lista de personagens]] em construção.

Para ler a página em inglês, clique [[MonicasGang aqui]].
-----
!!Contém exemplos de:

* AllLoveIsUnrequited: Franjinha e Marina ([[LoveAtFirstSight Amor á primeira vista!]]). Eventualmente, [[TheyDo dá certo]].
** Também Piteco e Thuga.
* AlphaBitch: Carminha Frufru, apesar de não ser tão malvada.
* AmazingTechnicolorWildlife: Muitos: Jotalhão e Floquinho são verdes, Bidu é azul, Bugu é amarelo (e em forma de ovo!)...
** Citado em uma história em que um menino pede ao pai um elefante verde. Quando Jotalhão aparece para o menino, ele se frustra [[spoiler:porque queria vê-lo ficar maduro]].
* AmbiguouslyGay: Xaveco.
** WordOfGay, parece.
** Em Porra, Maurício!, Titi (que até tem namorada) e Rolo, que vivem em momentos constrangedores.
*** Titi é provavelmente um [[DepravedBisexual Bissexual depravado]]!
* AnatomyAnomaly: Os personagens que não usam sapatos (exceto Chico Bento e sua turma) não tem dedos nos pés. E Bugu é o único cão sem nariz (e geralmente anda em duas patas...será que é um cachorro mesmo?)
** Citado em uma história dos anos 80 em que Mônica percebe que não tem dedos nos pés e vai com Cascão reclamar com Mauricio. Ele os convence dizendo que [[AnAesop é um dos traços que os torna únicos]], para depois desenhar e ficar chocado ao ver uma Mônica com “todos os dedos''.
* AntiHero: Cebolinha e Mônica eram isso, como crianças. O primeiro é geralmente tratado como um garoto obcecado com virar o dono da rua e muitas vezes seus "planos infalíveis" parecem legítimos [[EvilPlan planos do mal]], isso sem contar seu temperamento um pouco forte e suas tendências a tormentar seus amigos. Mônica geralmente é simpática e educada com quem a trata bem, porém é extremamente agressiva e [[ViolenceIsTheOnlyOption não demora a apelar para violência para resolver seus problemas]].
* ArtEvolution: Compare [[http://2.bp.blogspot.com/_X643PcxIPVk/SZnVsHTy_AI/AAAAAAAAQjc/KETW5PPGRbY/s400/Tiras_Classicas_da_Turma_da_Mônica_VOL_004.jpg isso]] e [[http://joanasalvador.files.wordpress.com/2008/09/turma_da_Mônica.jpg isso]] ([[http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/2/2c/Mon-gang.JPG/279px-Mon-gang.JPG isso]] [[SomethingCompletelyDifferent ainda mais]]).
** Bem, tem uma equipe inteira trabalhando nos quadrinhos, então talvez seja subversão. Pegue qualquer título (sem ser da Turma Jovem) e veja como a arte varia de uma história para a outra.
* ArtShift: Uma história tem Cebolinha and Cascão pegando o lápis de Marina e se transportando para outros quadrinhos.
** E novamente em outra, estrelando Castão e Capitão Feio.
* AscendedExtra: Mônica e Chico Bento começaram como secundários. Ambos são protagonistas agora.
** Menor caso: Cascão e Magali eram secundários, e ganharam séries próprias em 1982 e 1989, respectivamente.
*** Denise supera todos, porém. Antes de ser membra fixa do elenco, era basicamente figurante, usada quando precisavam de outra garota em cena. Então, [[YouDontLookLikeYou a aparência e comportamento sempre mudava]] (ou então eram diversas garotas [[NamesTheSame chamadas Denise]]) - em algumas ocasiões, seu design base foi utilizado em outras figurantes de mesmo nome. Tudo foi exposto ao extremo na história citada em LegacyCharacter, no qual a atriz que interpreta Denise se cansa, e há testes para substituí-la, mas [[StatusQuoIsGod acaba voltando]], e desde então o design ficou estável bem como [[CharacterDevelopment uma nova personalidade]], uma garota [[GenkiGirl empolgada]] e [[ValleyGirl avoada]], que [[EnsembleDarkhorse ganhou fama suficiente]] para se tornar parte do núcleo principal da Turma Jovem'.
* AuthorAvatar: Mauricio aparece frequentemente, e ocasionalmente há aparições de outros roteiristas.
* BelligerentSexualTension/ SlapSlapKiss: O relacionamento de Mônica e Cebolinha, embora menos na Turma Jovem.
* BigBallOfViolence: Sempre que há uma briga. E nos espancamentos de Mônica, mesmo que Cebolinha seja o único espancado.
* BlindWithoutEm: Zé Luís.
* BoringInvincibleHero: Mônica é isso às vezes, especialmente [[SpotlightStealingSquad: quando não é a protagonista da história ou da revista mas vence o vilão]] (grande exemplo sendo [[http://www.monica.com.br/comics/batmenin/welcome.htm Batmenino Eternamente]], uma paródia de ''[[Film/BatmanForever Batman Eternamente]]'' em que quem vence “Franjada” e “Do Combos” – Nimbus e Do Contra fundidos em uma versão de Duas-Caras – não é o Batmenino/Cebolinha, mas as coelhadas de Dona Mônica – versão de Chase Meridian ).
** Apontado uma vez, após bater em vampiros que a xingaram:
---> '''Mônica''': Desculpa, Cascão. Eu sei que essa é a sua revista, mas isso já é demais.
* BrattyHalfPint: Dudu, e como.
* BreakoutCharacter: A própria Mônica. Além dela, Cascão e Magali ganharam suas próprias revistas anos após suas criações.
* ButtMonkey: Geralmente Cascão ou Xaveco, mas praticamente todo menino já foi.
* CashCowFranchise: Um dos motivos para compararem Mauricio a WaltDisney - [[http://revistaalfa.abril.com.br/entretenimento/historia-em-quadrinhos/yes-nos-temos-walt-disney/ 70% do lucro da MSP vem de licenciamento, cerca de R$2,6 milhões!]]
* CatchPhrase: Bugu sempre pisa nas histórias de Bidu dizendo “Alô Mamãe!”.
** E diz "adeus mamãe!" sempre que Bidu ''[[LiteralAssKicking literalmente]]'' o chuta da história.
* TheChewToy: Xaveco, cujo status de secundário é frequentemente citado, ''inclusive por outros secundários'' (ele é uma vítima frequente do “Porra, Maurício!”, tendo até um #xavecoday com quadrinhos de Xaveco sendo maltratado).
* CityMouse: Zeca, primo do Chico. Quando Chico vai visitá-lo, [[CountryMouse o oposto]] ocorre.
* CloudCuckooLander: Louco, um fugitivo do hospício que deixa a vida de Cebolinha [[BigLippedAlligatorMoment totalmente sem sentido]].
** E atualmente, praticamente todo mundo da Turma, graças aos novos roteiristas (responsáveis pelas histórias citadas em ItRunsOnNonsensoleum). Muitas vezes personagens mostram completa falta de consideração ou quem devia ser ajudado: basta ver [[http://www.Mônica.com.br/comics/imagem/welcome.htm esta história]], na qual Cebolinha fica entalado na pia ao lavar os “cabelos” na mesma.
* ContinuityPorn: Principalmente desde a década de 2000, com "[[MayTheFarceBeWithYou Darth Feio]]" revelando ser irmão do pai de Cascão, e [[MilestoneCelebration Mônica 500]] (contando as edições da Abril, Globo e Panini) trazendo dezenas de citações a histórias antigas.
* CoolBigSis: Xabéu, a irmã [[StacysMom bonitona]] de Xaveco.
* CuteBruiser: Mônica, não importa o que digam.
* DependingOnTheWriter: ''Todos os personagens''. Em algumas histórias, eles são tratados como crianças normais, às vezes com uma inteligência bem normal de uma criança de seis anos (um exemplo recente: Cebolinha não saber o que é "Taiwan"), enquanto em outras eles agem de forma mais cômica, e em outras os personagens [[GenreSavvy sabem muito bem em que tipo de história estão]] e cometem diversos tipos de absurdices e coisas que crianças de seis anos jamais fariam. Cada tipo de enredo é escrito por um roteirista diferente, e embora as características-base dos personagens se mantenham, suas personalidades e capacidades são abordadas de diversas formas.
* DidIJustSayThatOutLoud: Cascão parece sempre dizer a coisa errada na hora errada, o que costuma estragar os “planos infalíveis” de Cebolinha.
* DemotedToExtra: Franjinha foi um dos primeiros personagens criados por Mauricio e foi o protagonista de diversas tirinhas. Porém, no fim dos anos 60, foi se tornando cada vez mais secundário e até hoje não possui um título próprio.]
* DoesNotLikeShoes: O possível motivo pra praticamente todo mundo na turma regular fora Cebolinha e a Turma do Bermudão (Titi, Franjinha) andar descalço.
* EarthyBarefootCharacter: Chico Bento e Zé Lelé por outro lado...
* EverythingTalks: Em algumas histórias de Bidu.
* FailureIsTheOnlyOption: Os Planos Infalíveis de Cebolinha (mas de verdade, [[{{Irony}} tudo que é dito “infalível” VAI falhar]]).Ligado, a inabilidade de Cascão de não se juntar ao esquema, [[GenreSavvy sabendo que vai dar errado]].
** SpannerInTheWorks: Muitas vezes é Cascão que leva a estragar tudo (geralmente [[DidIJustSayThatOutLoud delatando]]).
* {{Flanderization}}: MUITO nos últimos anos (desde pelo menos o fim dos anos 90). Todas as crianças são hiperativas e tem traços ampliados ao extremo - a gulosa Magali sempre fica frenética ao ouvir falar de comida, a “falta de notabilidade” de Xaveco tornando-o alvo favorito (o que não era normal). E muitos [[OutOfCharacterMoment momentos fora de si]], nem que seja pela [[Pt/RegraDoEngracado Regra do Engraçado]] (muitos podem ser vistos no Porra, Maurício!).
* FollowTheLeader: Mauricio admitiu que uns personagens são pra ter versões nacionais: quadrinhos com crianças como {{Peanuts}} = a turma principal, fantasmas como [[{{Casper}} Gasparzinho]] = Penadinho, [[AlleyOop Brucutu]] e TheFlintstones = Piteco, ComicStrip/FlashGordon = Astronauta. E claro, a Turma Jovem ser {{Animesque}} é devido à popularidade dos mangás.
* ForgetsToEat: Uma característica básica de Dudu (mas ele não comia ''[[SubvertedTrope de propósito]]''), para torná-lo oposto de Magali. Não perdeu, mas geralmente aparece mais agora como [[BrattyHalfPint garoto irritante]] (para desgosto do Cebolinha).
* FourTemperamentEnsemble: Mônica é (muito) colérica, Cebolinha é sanguíneo, Cascão é melancólico, e Magali é supino.
* [[FiveManBand Four Kid Band]]: O posto vago é ocupado por um 5o (geralmente Franjinha como TheSmartGuy).
** [[TheHero The Hero(ine)]] = Mônica
** TheLancer / TheSmartGuy = Cebolinha
** TheBigGuy = Cascão
** TheChick = Magali
** TeamPet = Bidu (mais no merchandise, por 2 motivos: 1. cada um tem animal próprio, e 2. Bidu e seu dono Franjinha são os primeiros personagens de Maurício, criados em 1959)
*** Nas histórias de Chico Bento, Chico é TheHero, Zé da Roça é TheLancer, Zé Lelé é s TheBigGuy (geralmente por ser [[TheDitz idiota o suficiente]] pra aceitar as tarefas pesadas), Hiro é TheSmartGuy e Rosinha é TheChick.
* GenderBender: Uma história tem a Turma mudando de sexo durante o aniversário de Mônica.
* GeniusDitz: Magali.
* GettingCrapPastTheRadar: Muitas vezes, beirando [[RefugeInAudacity refúgio na audacidade]]. O maior caso sendo em ''O Mônico'', que é inclusive o avatar de “Porra, Maurício!”.
** É notável também o filme ''A Rádio do Chico Bento'', com um comercial de um produto contra desinteria: uma rolha!
** [[http://30.media.tumblr.com/tumblr_lh3l7z7lHM1qbnzf6o1_400.jpg Isso.]] (tanto em conteúdo como em usar nome real da [[BrandX revista]] e da [[NoCelebritiesWereHarmed pessoa]])
* GreenAesop: Acontece MUITO mais do que o necessário.
** Exemplos mais triunfantes sendo nas histórias de Chico Bento (desmatamento, poluição, “viver na cidade te torna sedentário e paranóico” – principalmente nas histórias com o primo Zeca – e caça dos animais inocentes pelos “homens maus” são freqüentes) e Papa-Capim.
*** Parodiado em uma história de Cebolinha: "'''Pela''', você acha que eu vivo na '''natuleza''', '''velde''', e essas coisas? Eu tenho cala de Chico Bento '''pla''' gostar de mato?"
* HairTriggerTemper:Mônica.
* HairyHammerspace: Floquinho.
* HandsomeLech: Titi, quando a namorada Aninha está longe.
* HypocriticalHumor: Um recurso ocasional, principalmente em tirinhas.
** Notáveis são as historinhas de Mingau.
* ImageSong: [[http://www.youtube.com/watch?v=PcJrrIkfuUg Sou a Mônica, sou a Mônica...]]
** [[http://www.youtube.com/watch?v=QVHu87z4J6E Eu tloco as letlas, não falo bem...]] (além de “[[IWantSong Protesto do]] [[http://www.youtube.com/watch?v=FrJ5s4rnbbk Cebolinha]]”)
** “[[http://www.youtube.com/watch?v=GHNEmsyJeuQ O Cascão, aposto e ganho...]]” (e “[[http://www.youtube.com/watch?v=TMY6-Xnf09Y se o papo é banho...]] [[Music/TheBeatles eu digo tchau!]]”)
** “[[http://www.youtube.com/watch?v=6rd3dM-D5nw Sempre amiga, assim é a Magali...]]”)
** "[[http://www.youtube.com/watch?v=BHo-zgE6GXU Ah, meu nome é Chico Bento...]]"
* ImprobableAge: Todas as crianças fazem e sabem de coisas relativamente impossíveis para crianças de seis anos.
* ImprobableWeaponUser: Mônica usa Sansão, seu coelho de pelúcia azul, para bater em meninos e quem mais vier.
* ItRunsOnNonsensoleum: Muitas histórias de Cebolinha nos anos 2000. Antes, só as com Louco e Floquinho, mas ocasionalmente chega ao absurdo, como a história de 1985 “[[http://socializando2009.blogspot.com/2010/08/o-deus-cebola.html O Deus Cebola]]”, em que Cebola sobe na “escada da ascensão espiritual” e [[AGodAmI ganha poderes divinos]].
* JerkAss: Cebolinha vira isso frequentemente (o “Porra, Maurício” sempre o chama de babaca), e não só com Mônica. Já fez planos para dar banho em Cascão e usou o apetite de Magali como arma contra Mônica, um verdadeiro EnfantTerrible. Mas no geral, é apenas...
* JerkWithAHeartOfGold: Cebolinha, e Denise também.
* KeepCirculatingTheTapes: Alguns filmes não foram lançados em DVD, como o clássico ''A Princesa e o Robô'', e os filmes com atores ''A Rádio do Chico Bento'' e ''Mônica e Cebolinha – No Mundo de Romeu e Julieta''
* LegacyCharacter: [[http://www.monica.com.br/comics/denises/pag1.htm Uma história de 1998]] diz que a aparência inconsistente de Denise é porque ela é uma personagem interpretada por [[AnimatedActors atrizes animadas]].
* LimitedWardrobe: [[http://www.monica.com.br/mauricio/cronicas/images/cron206.gif Isso resume tudo]].
* LiveActionAdaptation: [[http://www.producaocultural.org.br/wp-content/uploads/2010/08/teatro-turma-da-monica.jpg Peças]], mais os filmes ''Romeu e Julieta'' e ''A Rádio do Chico Bento'' - mas nenhum usando crianças.
* LoadsAndLoadsOfCharacters: ''Yeah''.
* MayTheFarceBeWithYou: '' [[http://www.Mônica.com.br/comics/coelhada/welcome.htm Coelhada nas Estrelas]]'' e as continuações ''O Feio Contra-Ataca'' e ''O Retorno de Jedito''.
* MeatOVision: [[http://porramauricio.tumblr.com/photo/1280/702113517/1/tumblr_l424waFeak1qbnzf6 h Magali, claro.]]
* MonsterMash: A Turma do Penadinho
** BedsheetGhost: O protagonista e outros fantasmas (os lençóis sofrem abuso de tempos em tempos).
** TheGrimReaper: Dona Morte, que é fêmea e [[DontFearTheReaper desastrada]]. Tem um “adversário” na [[DeliveryStork Cegonha da Reencarnação]].
** ClassicalMovieVampire: Zé Vampir, que costuma falhar na busca por sangue..
** FrankensteinsMonster: Frank, um [[ManChild monstro infantil]] cujas peças se soltam.
** {{Werewolf}}: Lobi, que age igual um cachorro.
** {{Mummy}}: Muminho
** DemBones: Zé Caveira
*** SkullForAHead: Cranicola, que é [[LosingYourHead um crânio em cima de uma pedra]].
** Ligado: uma história começa com Frank lamentando ''[[Film/MaryShelleysFrankenstein Frankenstein de Mary Shelley]]'', seguido de Penadinho com ''Film/{{Ghost}}'', Lobi com ''[[Film/{{Wolf}} Lobo]]'', e Zé Vampir com (acho; li essa história faz muito tempo) ''[[Film/BramStokersDracula Drácula de Bram Stoker]]''.
* NoCelebritiesWereHarmed: Frequente (ver ShoutOut e ParodyNames), tanto que uma das piadas recorrentes no Porra, Maurício! é sobre como os advogados do artista deviam se preparar.
* NoFourthWall: Sempre há citações à quadrinhos, roteiristas, leitores, e destacar fatos como a falta de dedos nos pés.
** Uma tirinha em particular tem Mônica perseguindo Cebolinha no 1o quadrinho, o garoto parando sorridente ao ver “Fim” no 2o... e um Cascão espancado no 3º reclamando do erro do desenhista.
** Uma história tem Zé Lelé vencendo uma corrida com Chico Bento ao escrever “Fim” no canto do quadrinho.
* NotAllowedToGrowUp: Usado e sempre citado (quando perguntaram a idade do Cebolinha em uma história de aniversário: “7. Igual todo ano!”)
** Pelo menos sabemos as datas de nascimento e meses de histórias de aniversário: Mônica em 21 de Março, Cebolinha em 24 de Outubro, Cascão em Novembro, (não tem dia certo, mas ele é Sagitário), Magali em 8 de Maio[[note]]Mônica e Magali tem o mesmo aniversário das filhas homônimas de Maurício[[/note]] e Chico Bento em 1o de Julho.
** Em uma história de 2009, há implicações de que todas as histórias de aniversário são situadas em UMA MESMA E ÚNICA FESTA, a de 7 anos. Ou seja,cada história mostra um fato que aconteceu em tal festa.
** Isso muda no mangá.
** A [[SlidingTimescale linha do tempo flutuante]] é aludida em um especial para a [[TheWorldCup Copa do Mundo de 2010]], em que Magali está na barriga da mãe em 2002, e Mônica and Cebolinha [[ImprobableAge são bebês em 2006]] (e a cabeçada de Zidane é uma coelhada que deu errado).
* OnlySixFaces: Citado. Muitas piadas dizem respeito aos traços faciais iguais, e em como “não podem ser distinguidos quando estão carecas”. Só há diferenças sutis como formato de nariz, tipos de corpo e a sujeira nas bochechas de Cascão.
** Em uma história, Xaveco põe uma moita na cabeça de Cebolinha para que este possa se passar por Xaveco, e diz que é “É uma coisa boa que todos os personagens de Maurício tem a mesma cara...”
* PantyShot: Acontece frequentemente, principalmente nos desenhos, por causa dos vestidos curtinhos (Mônica e Magali parecem vestir camisetas...).
* ParentalBonus: [[http://www.umpassinhoafrente.com.br/wp-content/uploads/2010/03/horacio_revitalizado.jpg Muitas histórias]] não fazem sentido para crianças.
* ParodyNames: Muitas vezes, para [[BlandNameProduct produtos]] (“Tota-Tola”), [[LawyerFriendlyCameo personagens]] (Pokemão, Darti Vesgo, Superomão) e [[NoCelebritiesWereHarmed celebridades]] (Tom Cruzes, Ganzenrouses).
* PintsizedPowerhouse: Mônica, duh.
* PolygonCeiling: Mônica e Cebolinha em 3D no ''Criança Esperança ''... [[http://www.youtube.com/watch?v=iwKnkEeWHwI não funcionou bem.]][[note]]sim, Cebolinha em 3D [[FacePalm dançando o Rebolation]]; [[ThisIsWrongOnSoManyLevels sem comentários]][[/note]]
* PostModernism: A falta de Quarto Muro leva a isso às vezes. Franjinha se apaixonou inicialmente pela Marina de verdade (que invadiu os quadrinhos usando um lápis do pai) para depois fazer o mesmo com a personagem Marina; uma história perguntava “Que fim levou o Sansão”... [[spoiler: e terminava com [[http://porramauricio.tumblr.com/post/8873681270/porra-mauricio-porra-magali-junkieo quadrinho de fim carregando o coelho.]]]]
* PowerTrio
** Garotas: Mônica, Magali, e Marina ou Denise (com Marina até formaram “[[Series/CharliesAngels As Panterelas]]”).
** Garotos: Cebolinha, Cascão, e geralmente Xaveco.
* PrehensileHair: Cebolinha.
* RealityWarper: Louco.
* RogerRabbitEffect: Em alguns dos filmes.
* {{Room 101}}: O que Cascão pensa sobre se molhar.
* SatelliteLoveInterest: Aninha é uma [[DeconstructedTrope deconstrução]] da trope, [[spoiler: até ser finalmente subvertido no mangá, onde ela termina o namoro com Titi e se torna uma workaholic]].
* SeriousBusiness: O coelinho da Mônica. Os [[ZanyScheme planos]] para roubá-lo incluem até ''viagem no tempo''.
** E o título de “dona da rua” às vezes leva Mônica a virar dominadora.
* ShipTease: Já que, fora Mônica e Cebolinha, há outro garoto e outra garota protagonizando, leitores tentam unir Cascão e Magali (algumas histórias futuras até os tem como casal), apesar de serem comprometidos com outras pessoas.
* ShoutOut: Muitos, principalmente recentemente, com Cascão virando fã de StarWars, entre outros fatos.
** ReferenceOverdosed: Ás vezes chega a isso. ''Coelhada nas Estrelas'' inclui [[http://www.monica.com.br/comics/coelhada/pag7.htm isso]], e ''[[Film/{{Avatar}} Avaturma]]'', [[http://29.media.tumblr.com/tumblr_ljlh4hK1UQ1qbnzf6o1_500.jpg a imagem daquela página]] ("OLHANDO POR ALTO TEM UNS 3 BILHÕES EM PROCESSOS SÓ NESSE QUADRINHO, PORRA!!!!"). E num [[http://3.bp.blogspot.com/-ccMz8fz5pbM/Tap8vBlxZbI/AAAAAAAACmw/bfmDx9HqhOQ/s640/o2o2.jpg quadrinho seguinte]] tem mais gente, incluindo Zidane!
* ShrinkingViolet: Magali, exceto quando [[BigEater está faminta]] (o que muitos roteiristas consideram como sendo 99% do tempo).
* SkinnyDipping: Chico Bento e companhia (motivo que inspira "espera o Hiro"). Uma história tem ele e Rosinha nadando pelados, para mais tarde ele se envergonhar com o vestido dela...
* SplitPersonality: Bidu alterna histórias como cão normal e [[AnimatedActors diretor/ator de quadrinhos]], andando em duas pernas e falando com [[EverythingTalks objetos que respondem]], como a Dona Pedra.
* SpeakOfTheDevil: Basta citar morte/morrer/morto para Dona Morte aparecer, bem como louco/loucura/etc. pra surgir o Louco.
* TheSpeechless: Humberto, que só fala em "hum".
* SpinoffBabies: Invertido, mas [[FanonDiscontinuity negado por fãs]] que consideram a Turma da Mônica Jovem algo que estraga tudo (apesar de geralmente não serem o público-alvo, e da série original continuar).
* SpotlightStealingSquad: [[http://crescer.globo.com/edic/129/monica4.jpg Quem diria que a moça batendo no Cebolinha]] viraria a protagonista. (talvez por ser [[TheSmurfettePrinciple a primeira mulher da turma]], e ainda baseada na filha do Mauricio)
* SuperStrength: Mônica, às vezes bem exageradamente (uma tirinha tem ela empurrando o mundo com um espirro)
** No começo, ela guardava um tijolo dentro de Sansão. Hoje em dia, ela é apenas forte, e sua mãe já revelou parentes com a mesma característica.
* TagalongKid: Dudu, e às vezes Maria Cebolinha.
* TheMovie: [[http://pt.wikipedia.org/wiki/Turma_da_M%C3%B4nica#Filmes Alguns]]. "As Aventuras da Turma da Mônica" foi o primeiro [[note]]sem contar a adaptação de [[Theatre/RomeoAndJuliet Romeu e Julieta]] [[MadeForTVMovie feita pra TV]][[/note]], e os anos 80 também trouxeram "A Princesa e o Robô". Recentemente, o primeiro "Cinegibi" (três seguiram em DVD) e "Uma Aventura no Tempo" foram lançados nos cinemas.
* TimeMachine: Franjinha constrói tantas que frequentemente citam que é a única coisa que ele faz. Uma até é a base de "Uma Aventura no Tempo". Outra foi a base de "O Exterminador de Coelhinho sem Futuro". O fracasso de Cebolinha deixou os outros garotos tão zangados com ele que ele pediu ao [[DeVoltaParaOFuturo Dr. Brown]] levá-lo com ele em alguma viagem só para que eles não o pegassem. Em outra paródia do Exterminador, a Mônica, o Cebolinha e o Cascão eram ancestrais de rebeldes humanos e três robôs foram enviados de volta no tempo para destruí-los, impedindo os rebeldes de nascerem. Um dos robôs comentou que o que teve a idéia provavelmente plagiou de "algum filme". Os humanos não precisaram mandar ninguém de volta no tempo. Cebolinha derrotou os robôs com uma pistola d'água, o Cascão os derrotou com a trilha de poeira que deixou enquanto fugia e a Mônica é uma BoringInvincibleHero.
* TokenMinority: Vamos ver... Jeremias é o negro, Dorinha é cega, Luca usa cadeira de rodas, Humberto é mudo (ou [[{{Retcon}} surdo-mudo]])...
* TomboyAndGirlyGirl: Mônica e Magali.
* TotallyRadical: A gíria usada pelos personagens às vezes é ultrapassada. Em algumas ocasiões, algum dos personagens até diz que [[LampshadeHanging ninguém usa mais uma determinada expressão]].
* {{Tsundere}}: Mônica é um Tipo A; espanca Cebolinha (e Cascão) mas é amiga dele e em algumas histórias, são casados no futuro (e são [[OfficialCouple namorados]] na Turma Jovem).
* {{Tuckerization}}: Comum, já que a maioria dos personagens são [[WriteWhoYouKnow pessoas que Mauricio conheceu]]. Magali, Mônica, e Marina são suas filhas (bem como Maria Cebolinha, baseada em Mariângela), Cascão e Cebolinha são amigos de infância, Chico Bento e Zé Lelé são tios-avós do qual Vovó Dita sempre contava histórias, Tina é uma conhecida de escola, e Horácio um amigo que virou professor.
* ViewersAreGeniuses: Batizar um porco de “Chauvinista”, só pra começar.
* ViolenceIsTheOnlyOption: Mônica, principalmente em tirinhas, já que um espancamento ou ameaça rende uma piada fácil.
* WhatDoYouMeanItsForKids
* WhatDoYouMeanItWasntMadeOnDrugs: As histórias do [[DadaComics Louco]] .
* WholePlotReference:Ocasional – das versões de StarWars, Batman, e Romeu e Julieta citadas acima, com direito a um [[http://pt-br.monica.wikia.com/wiki/Cl%C3%A1ssicos_do_Cinema título só dessas histórias]].
* WhyDidItHaveToBeSnakes: Cascão e água. Basta ser um copo, ou uma gota. Abandonado na versão Jovem.
** E Mônica, apesar de ser forte e valente, tem medos femininos como ratos, baratas, minhocas, etc. Cebolinha sempre usa a seu favor.
* WillTheyOrWontThey: Sempre se questiona isso sobre Mônica e Cebolinha (na turma Jovem, eventualmente ocorre).
* WriteWhoYouKnow: A maioria dos personagens é baseada em conhecidos de Maurício, sua família (melhor exemplo sendo os filhos - Mônica, Magali, Marina, Maria Cebolinha, Nimbus e Do Contra) e amigos de infância.
* WrittenSoundEffect: Aparece nas histórias e nos desenhos.

----