Quando uma página da wiki, supostamente informativa, se torna dominada por adições feitas por dois ou mais utilizadores com pontos de vista opostos a página resultante pode tornar-se uma [[Pt/ConversationInTheMainPage conversa]], ou mesmo uma "Pt/FlameWar", tornando-se parecida com um tópico num [[{{Pt/Forum}} fórum]]. Tal página é referida como tendo decaído em thread mode, estado que é destrutivo para a wiki, pois muda o foco dos fatos para os conflitos de opinião.

Este é um problema comum com os formatos iniciais de wiki, tal como [[http://www.c2.com/cgi/wiki?WelcomeVisitors Ward's Wiki]]. A maior parte das wikis mais recentes (incluido a Tv Tropes) tem páginas de discussão associadas às entradas, onde tais diálogos podem ocorrer sem interferir com a página de wiki propriamente dita. Aí o "thread mode" pode ocorrer sem problemas.

Por vezes, pode ocorrer mesmo assim como resulado de uma Pt/EditWar.
Um parágrafo em que frases com "No entanto" ou "Apesar de" aparecem múltiplas vezes em sequência é um sinal comum que a pégina degenerou em thread mode.

Muitas vezes começada por uma [[Pt/JustifyingEdit Edição Justificativa]]. Adicionar prespectivas diferentes pode ter o seu valor, e serem justificadas dessa forma, embora necessitem de "limpeza" mais tarde.
Embora inapropriado para wikis, este modo pode ser engraçado no contexto correto, como demonstrado neste [[http://www.penny-arcade.com/2008/11/14/ exemplo recente]] na página do ''{{Pt/PennyArcade}}''. Ver também [[http://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:ATM o artigo]] [[Pt/AOutraWiki na Outra Wiki]].

Uma trope semelhante mas específica dos videogames é Pt/WalkthroughMode.
----

[[Source:En:ThreadMode]]