[[source:En:EurekaMoment]]

Em todo Pt/LockedRoomMystery, o detetive não consegue resolver o crime apenas examinando a evidência relevante. Eles sempre precisam de uma inspiração externa (aparentemente) completamente não relacionada ao resto.

Isso levará diretamente a Pt/TheSumation, a menos que haja algum Pt/EvidenceScavengerHunt. Frequentemenete o personagem tendo uma epifania vai dizer à pessoa cujo comentário o inspirou que ela é um "gênio" ou algo do tipo; o comentador vai então variar entre assentir com uma cara confusa, perguntar "eu sou o quê?", ou simplesmente exigir uma explicação.

Nomeado por, talvez, o mais famoso exemplo não relacionado à investigação: a exclamação "Eureka!", de Arquimedes, depois de entrar em uma banheira e descobrir a chave para o problema que ele estava tentando resolver. (Veja abaixo os detalhes.)

Não ser confundido com uma Pt/BatDeduction. Enquanto inicialmente ambos podem parecer idênticos, um Pt/MomentoEureka leva a uma corrente de pensamento coerente que o detetive pode explicar a outros mais tarde; enquanto uma Pt/BatDeduction, se for explicada de todo, faz até "menos" sentido depois da explicação.

O Pt/MomentoEureka apacere bastante em shows médicos de mistério diagnóstico, como "Pt/{{House}}", no qual ele faz isso em [[Pt/OnceAnEpisode quase todos os episódios]]; e no primeiro episódio de "Pt/GreysAnatomy", que não é sequer um show médico de mistérios!

Frequentemente usado como um Pt/DeusExMachina, embora um que seja mais vezes aceitável que irritante. Se o detetive na verdade toma a idéia literalmente ao invés de usar como uma inspiração, isto é Pt/IWasJustJoking.

Pode até acontecer no seu sonho, com Pt/DreamingTheTruth.

Compare Pt/ShaggySearchTechnique e Pt/YouWereTryingTooHard. Veja Pt/MomentoEurekaPlacebo para quando não há inspiração exterma, mas eles agem como se houvesse.

----
!!Exemplos:

[[foldercontrol]]

[[folder:Vida Real]]
* A palavra "Eureka" se origina da [[OlderThanFeudalism Grécia antiga]], significando "Eu encontrei!". Arquimedes foi consultado para descobrir se a coroa que o rei havia encomendado era feita do ouro puro que ele havia fornecido ao joalheiro, ou se o joalheiro havia substituido o ouro por prata para fazer uma coroa do mesmo peso. Quando Arquimedes foi tomar banho, parte da água da banheira foi derramada, fazendo-o percever que um objeto mantém o seu volume dentro da água. Pulando para fora da banheira, Arquimedes gritou "Eureka!" e correu para contar sua descoberta ao rei. [[NakedPeopleAreFunny Nu]]. Em física, isto é conhecido como "Lei de Arquimedes".
* Pt/IsaacAsimov tem uma famosa citação que aponta que, [[AvertedTrope apesar do exemplo de Arquimedes]], grandes descobertas científicas não são isualmente coroadas por "Eureka!" mas com "Hum. Isso é estranho..."
* Gauss escreveu uma ves em seu diário "EYPHKA! num = Δ + Δ + Δ," achando que ele tinha provado a famosa conjectura de Fermat(sim, é isso mesmo, [[FermatsLastTheorem ele fez isso mais de uma vez]]) para n = 3; ele percebeu mais tarde que a prova em sua cabeça precisava de mais desenvolvimento, mas, para uma questão em aberto, ele entendeu tudo rápido o suficiente.
* De acordo com a Psicologia Cognitiva, quando se trata de resolução de problemas, esses "Momentos Eureka" são chamados insights, os quais são entendimentos profundos e úteis da natureza de um problema. No entanto, comparados à tipica aproximação lenta da resolução de um problema, inghts frequentemente acontecem abruptamente e quase sem aviso. Tarefas que envolvem insight geralmente requerem que algo novo e não necessariamente óbvio seja feito. Na maioria dos casos eles são tão difíceis de se predizer que a tentativa inicial de solucioná-las fracassará. Isto pode levar à chamada "AHA-experience", onde a solução aparece de repente.
[[/folder]]