-> '' "Nonada. Tiros que o senhor ouviu foram de briga de homem, não, Deus esteja. Alvejei mira em árvore, no quintal, no baixo do córrego. Por meu acerto. Todo dia isso faço; gosto, desde mal em minha mocidade."''\\
--As primeiras linhas.

-> ''"O sertão não tem janelas nem portas. E a regra é assim: ou o senhor bendito governa o sertão, ou o sertão maldito vos governa..."''

http://static.tvtropes.org/pmwiki/pub/images/21_MHG_tonybrunca_7552.jpg
[[caption-width:350: Riobaldo e Diadorim, como são representados na minissérie.]]

Aclamado pela crítica como um dos mais importantes livros escritos em língua portuguesa -- [[http://www.guardian.co.uk/world/2002/may/08/books.booksnews talvez em todo o mundo]] -- e comparado a obras como a ''[[{{Pt/Iliada}} Ilíada]]'' e a ''[[Pt/DivinaComedia Divina Comédia]]'' , ''Grande Sertão: Veredas'' teve sua primeira edição publicada 1956, sendo o único romance escrito por João Guimarães Rosa.

O livro é mais conhecido por misturar [[{{Pt/Neologismo}} neologismos]] com regionalismos e oralidade, o que o torna [[Pt/MindScrew bastante difícil de entender]] na primeira leitura, e por suas [[{{Pt/Doorstopper}} mais de 600 páginas]]. Além disso, geralmente [[Pt/WhatDoYouMeanItsNotDidactic é estudado em escolas brasileiras]].

No que diz respeito à história, ela consiste em um ex-jagunço contando seu passado para um homem da cidade, o qual ele trata como "o Senhor Doutor". Daí surgem [[Pt/TropesOverdosed traição, guerra, identitidade escondida, conflitos com a religião, amizade, homossexualidade, pacto com o capeta e jornada de vingança]], tudo ambientado no místico sertão do norte de Minas Gerais, sul da Bahia e Goiás.

O livro teve duas adaptações, uma para o [[Pt/OFilmeDoLivro cinema]] em 1965 e outra em uma [[{{Pt/Minisseries}} minissérie]] de 1985.
----
!!''Grande Sertão: Veredas'', mire e veja, tem os seguintes tropes:
* Pt/AdaptationDecay: Vamos esquecer o filme, que tal?
** Subvertido com a minissérie, considera boa entre a maioria dos leitores.
* Pt/AnachronicOrder: Muitos eventos não são narrados na ordem cronológica, mas Riobaldo justifica-se: "Contar seguido, alinhado, só mesmo sendo as coisas de rasa importância”.
* [[Pt/AntiHeroi Anti-Heróis]]: Praticamente todos os jagunços.
* Pt/AsskickingEqualsAuthority: Ache um chefe jagunço que não seja nem um pouco incrível. O chefe dos chefes? "Deus no céu e Joca Ramiro na outra banda do Rio."
* Pt/AttractiveBentGender: [[spoiler: Diadorim já é um caso de Pt/SweetOnPollyOliver por si só, mas quando interpretada por Bruna Lombardi, ela consegue ficar ainda [[http://3.bp.blogspot.com/_i-5MccD5F6w/S52F5RnSNOI/AAAAAAAAAM4/UxBFHPS7Frs/s1600-h/bruna.jpg mais]] [[http://www.redebrasilatual.com.br/revistas/44/imagens/GrandeSerto_VeredasBrunaLombardiI0003710.jpg atraente]]]].
* Pt/AuthorAvatar: O "Senhor Doutor" é o próprio Guimarães Rosa, ou ao menos assim se acredita.
* Pt/BadassAdorable: Diadorim admira passarinhos e é gentil com crianças, mas não queira brigar com ele.
* Pt/BadassArmy
* Pt/BlackAndGrayMorality
* [[{{Pt/Bordao}} Bordão]]: "Viver é muito perigoso."
* Pt/ColdBloodedTorture: Hermógenes não se contenta apenas em matar espiões, mas de fato nunca é dito o que ele faz, já que tanto no livro quanto nas adaptações Riobaldo se afasta no local da tortura e só escuta os gritos.
* Pt/CoolPeopleRebelAgainstAuthority: Você devia ter presumido isso ao ler a palavra jagunços, de qualquer modo: eles ''são'' a autoridade! Rebelando-se contra a ''outra'' autoridade!
* Pt/CrossingTheDesert: Cruzando o Liso do Sussuarão. Não exatamente um deserto, mas uma longa e árida extenção de terra [[spoiler: na qual alguns personagens morrem e/ou enlouquecem]].
* Pt/CrowningMomentOfHeartwarming: "O Senhor... mire e veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não são sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou. Isso me alegra, montão."
** Depois de um momento de {{Pt/Narm}} (ver mais abaixo): "Só tenho Deus, Joca Ramiro... e você, Riobaldo".
** Em um dos primeiros episódios da minissérie, a cena em que Riobaldo se deita na chão onde Diadorim estava.
* Pt/DaddyHadAGoodReasonForAbandoningYou: Joca Ramiro teve uma boa razão para abandonar Diadorim.
* Pt/DealWithTheDevil: Feito por Hermógenes e [[spoiler:Riobaldo]], mais tarde, mesmo se o diabo não existir.
* Pt/DisappearedDad: Riobaldo não sabia e nem se importava com quem seu pai era. Daí descobre que ele era seu padrinho, tem um chilique e foge.
* Pt/DevilInPlainSight: Talvez porque o leitor já saiba da traição, mas é difícil não desconfiar de Hermógenes logo em sua primeira aparição.
* {{Pt/Doorstopper}}
* [[Pt/EverythingsBetterWithOtters Everything's Better With Otters]]: As lontras confirmam que Diadorim está [[Pt/RoaringRampageOfRevenge obcecado com a vingaça]]. [[Pt/ItMakesSenseInContext Isso faz sentido no contexto]].
* Pt/FlowerMotifs: Quando Riobaldo pergunta a Otacília o significado do nome de uma flor, ela responde "Casa comigo", o que mostra que ela procura comprimisso, não algo de apenas uma noite.
** Além disso, quando Riobaldo pede que ela diga a mesma coisa para Diadorim, ela permanece calada, e Diadorim tem um momento de ligeiro ciúme.
* {{Pt/Futureshadowing}}: No princípio do livro há um parágrafo melancólico sobre o corpo branco e morto de mulher, parágrafo este que não faz sentido até bem perto do final.
* [[Pt/GarotaDaAcao Garota Da Ação]]:[[spoiler: Diadorim]].
* {{Pt/Gayngst}}: Riobaldo.
* Pt/GreenEyes: Diadorim tem olhos verdes.
* Pt/GodsNeedPrayerBadly: Riobaldo acredita nisso, como explicado mais abaixo.
* Pt/TheGunslinger: Riobaldo.
* Pt/HeterosexualLifePartners: Riobaldo pensa em si mesmo e Diadorim dessa forma por um bom tempo.
* Pt/HighOctaneNightmareFuel: Famintos e febris no meio da noite do sertão, os jagunços atiram em macaco, o assam e o comem. [[spoiler: Mais tarde, descobrem que era um homem louco correndo nu. Por ninguém menos do que ''a mãe'' do cara]]!
** A história de como Medeiro Vaz assassinou o leproso que, de cima da árvore, lambia as goiabas maduras para transmitir a doença para quem as comesse.
** Os homens que cortavam os próprios dentes com facas para ficarem com formas afiadas.
** O massacre dos cavalos.
* Pt/HoldingHands: Mãos dadas, você viu a imagem da página.
* Pt/HookerWithAHeartOfGold: Nhorinhá.
* Pt/IHaveYourWife: Trabalhado de uma maneira diferente, uma vez que os [[Pt/AntiHeroi heróis]] capturam a esposa do traidor como isca. Eventualmente, ela faz amizade com [[Pt/BadassAdorable Diadorim]].
* Pt/ImportantHaircut: Riobaldo imagina como [[spoiler: Diadorim]] deve ter cortado seus cabelos com uma faca de prata.
* [[Pt/{{Ptitlel6rrqtb5}} It's The Journey That Counts]]: ''Travessia''.
* Pt/ItWasHisSled: Alguém realmente não sabe que [[spoiler:Diadorim era uma mulher e que Riobaldo só descobre isso depois que ela morre]]?
* Pt/KnifeNut: Aparentemente, Diadorim. Reforçado após [[Pt/CrowningMomentOfAwesome a luta contra Hermógenes]].
* Pt/LoadsAndLoadsOfCharacters
* Pt/MeaningfulRename: Após [[spoiler:fazer o pacto com o capeta e se tornar líder dos jagunços]], Riobaldo se clama o "Urutú Branco".
* {{Pt/Narm}}: Antes da grande batalha, quando o clima é de pura [[Pt/UnresolvedSexualTension tensão sexual mal resolvida]] - "Diadorim, você não tem, não terá alguma irmã, Diadorim?"
* Pt/NoPeriodsPeriod: Como [[spoiler:Diadorim]] escondia isso todos os meses?
* Pt/NotSoDifferent: Hermógenes era um maldito assassino pactário, mas [[spoiler:Riobaldo]] não era muito diferente.
* Pt/OnceMoreWithEndnotes: Algumas edições as possuem para explicar que coisas como ''dansa'' são propositais.
* Pt/OnlyKnownByTheirNickname: Vários personagens não são conhecidos pelo nome real, embora muitos tenha apelidos que derican de seus nomes, como Quelemém, que na opinião geral significa Clemente.
* Pt/ProperlyParanoid: Riobaldo contratou uma (e pensava em contratar outra) mulher para rezar um terço em nome dele ''todo dia'', além de um rosário nos domingos. Faz um pouco de sentido, [[spoiler:porque ele temia ter vendido a alma para o diabo]].
* Pt/PetTheDog: Quando os jagunços não [[Pt/KickTheDog o chutam]].
* Pt/RealNameAsAnAlias: [[spoiler:Diadorim é Maria ''Diadorin''a]]
* Pt/RetiredBadass: Riobaldo vivia na ação quando jovem, agora é só um fazendeiro no sertão.
* Pt/{{Revenge}}: Vingar Joca Ramiro é a razão dos jagunços perseguirem Hermógenes.
* Pt/RoaringRampageOfRevenge: Diadorim não vive enquanto não matar os assassinos de seu pai. Mataria até uma senhora inocente pelo simples fato de ela ter entendido o plano de Madeiro Vaz para raptar a família de Hermógenes.
* Pt/RomanticFalseLead: Riobaldo teve ciúmes do relacionamento de Joca Ramiro e Diodorim por algum tempo, o que era até engraçado, visto que aquele é pai deste.
* Pt/RomanticPlotTumor: Há uma [-MALDITA GUERRA-] acontecendo, mas a maioria das pessoas só lembra da parte do romance gay, escrito de forma incrível, por sinal.
* Pt/{{Satan}}: Seria mentira dizer que o diabo [[note]]"O Arrenegado, o Cão, o Cramunhão, o Indivíduo, o Galhardo, o Pé-de-pato, o Sujo, o Homem, o Tisnado, o Côxo, o Temba, o Azarape, o Coisa-ruim, o Mafarro, o Pé-preto, o Canho, o Duba-dubá, o Rapaz, o Tristonho, o Não-sei-que-diga, o Que-nunca-se-ri, o sem gracejos"[[/note]] não é um personagem importante.
* Pt/SecretIdentity: [[spoiler:Maria Diadorina, que passava-se por Reinaldo/Diadorim para poder ficar próxima ao pai]].
* Pt/ShootTheDog: Quase feito literalmente uma vez. Posto em prática figurativamente várias vezes.
* Pt/StraightGay: Riobaldo, embora isso seja tema de uma infindável discussão devido ao modo como a história termina.
* Pt/StoicWoobie: Riobaldo perto do final certamente é um, Diadorim o é ''o tempo todo''.
* [[spoiler:Pt/SweetOnPollyOliver: Riobaldo com Diadorim, obviamente]].
* Pt/TalkingToTheDead: [[spoiler:[[Pt/TearJerker "Meu amor!"]]]]
* Pt/TearJerker: Trinta páginas antes do fim, vá lá e chore.
* [[Pt/TrianguloAmoroso Triângulo Amoroso]]: Otacília ama Riobaldo, que gosta dela e poderia até amá-la se já não amasse Diadorim, que também gosta dele, mas nada acontece pois nenhum assume seus sentimentos.
* Pt/TooCoolToLive: Madeiro Vaz e [[spoiler: Diadorim]].
* Pt/UnusualChapterNumbers: Nenhum, ou apenas um gigantesco capítulo, se preferir.
* Pt/UnusualEuphemism: Diadorim "não se [[Pt/IfYouKnowWhatIMean fornecia]] com mulher nenhuma".
* Pt/WalkingTheEarth: Todos os jagunços, de certa forma, mas levado ao extremo com Madeiro Vaz, que queimou a própria casa antes de se unir a eles.
* Pt/WarIsHell
* [[Pt/WhereAreTheyNowEpilogue Where Are They Now]] [[strike: [[Pt/WhereAreTheyNowEpilogue Epilogue]] ]]: Uma vez que a história não tem qualquer ordem cronológia, isso não ocorre no epílogo, mas antes mesmo da metade do livro. De qualquer modo, todos ([[spoiler:ou os que não morreram]]) têm suas fazendas uns perto dos outros.
* [[Pt/WillTheyOrWontThey Will They Or Won't They]]: [[spoiler: Eles não vão]].
* Pt/YouKilledMyFather: Joca Ramiro era pai de Diadorim.

----

''Travessia''

''∞''

[[source:En:TheDevilToPayInTheBacklands]]

----