[[quoteright:250:[[Franchise/TheSmurfs http://static.tvtropes.org/pmwiki/pub/images/smurfs_hardcore.jpg]]]]
[[caption-width-right:250:[-É Smurfamente incrível-]!]]

->''"Cara, ''Toy Story'' ficou realmente negro, não foi? Quer dizer, parece “Você tem um amigo em- [[KillItWithFire QUEIMEI VIVO! QUEIME ATÉ QUE VOCÊ QUEIME NO INFERNO!]]'"''
-->--'''[[WebVideo/BumReviews Chester o Vagal]]''' avaliando ''WesternAnimation/ToyStory3''

Um pulo em tonalidaed (ToneShift) que torna um trabalho de ficção “mais adulto”. Geralmente, insto é praticamente interpretado como “adicione mais {{sexo|IsCool}}, [[ClusterFBomb profanidade]], [[FamilyUnfriendlyViolence violência pesada, e conteúdo controverso]]”.

Esta trôpe geralmente significa que um show irá ir através de uma [[SlidingScaleOfSillinessVersusSeriousness seriedade]], [[SlidingScaleOfSillinessVersusCynicism cinismo]] e [[SlidingScaleOfShinyVersusGritty sombriedade]].

Na teoria, arquetipos nos quais as pessoas estão acostumadas a agirem em uma forma mais nobre terão que agir de forma sombria e pensar friamente para ter algum progresso, [[{{Deconstruction}} então exigindo uma forma de reconstrução de outras trôpes envolvidas na trama]] e fazendo uma diferente espécie de personagem. Na prática, porém, escritores geralmente são muito preguiçosos para fazer uso do que muito que essas palavras significam, e terminam geralmente “apimentando” um trabalho com sangue grátis, profanidade e sexo.

Quando um show usa esta trôpe como um cartão de visita, espere [[FinaglesLaw tudo que pode dar errado dará]], e a trama terá um aspecto de um mundo meio vazio (WorldHalfEmpty),[[BlackAndGrayMorality todos são bastardos]], [[DeusAngstMachina muitas coisas nojentas acontecem com os personagens]] ou [[{{Wangst}} ou histórias de fundo sobre a vida dos personagens lhe dão motivos para ficarem remoendo o passado]].

Como podemos esperar disto, isto é geralmente fácil de se estragar e um mau uso desta trôpe pode resultar em uma Apatia da audiência induzida pela escuridão da trama (DarknessInducedAudienceApathy) e “{{Narm}}”.

Estatrôpe ficou popular em gibis (ComicBooks) como uma rebelião contra a SilverAge que levava mais de uma década com tentativas estapafúrdias de mostrar que os quadrinhos ficaram mais sombrios e afiados, então revelando"[[MaturityIsSeriousBusiness não eram mais coisas de criança]]." Veja BronzeAge, DarkAge, e NinetiesAntiHero (Herói dos anos 90) para mais detalhes de como isto funcionava.

Também tira-se sarro através de “Grimdark” (Sorriso negro), derivado de uma trama de “
''TabletopGame/{{Warhammer 40000}}''. ("Na escuridão que sorri ao futuro distante, há apenas guerra ''only war.''") [[note]] “Grimdark” também foi usado para quando algo DarkerAndEdgier vai de meramente desnecessário para blatantemente “estúpido” e desavisado de seu próprio potencial de exagero –embora alguns preferem diferenciar este tipo diferente de termo entre “Grimderp” ou “Shitdark”. [[/note]] Algumas vezes justificadas com a frase “SillyRabbitIdealismIsForKids” (Idealismo idiota de coelhlinhos é coisa de criança). Geralmente aparece em DarkFic.

Mais macabro e sombrio está rapidamente entrando dentro do grupo HilarityEnsues (Hiláriedades occorrem) como um dos mais [[DeadHorseTrope antigos]] slogans de marketing. Se um show que passava na TV passa por uma {{Retool} (reestilização) sobre a forma de fazer as coisas ficarem macabras, espere JumpingTheShark (Pulando o tubarão), especialmente se teve ExecutiveMeddling (Tramóias executivas) envolvidas. Isto tende a ficar melhor se a mudança foi planejada dentro do roteiro por estágios que mantêm o tom de mudar muito abruptamente.

Note que isto não é o mesmo que uma {{Deconstruction}} (Deconstrução}}. Uma deconstrução brinca com as convenções de outro gênero e sua conclusão lógica para criticar as convenções iniciais do gênero. Isto não precisa ser macabro (veja por instância DeconstructiveParody) e isto não previne com que as coisas mudem para melhor. Esta trôpe apenas adiciona elementos “negros” para tentar dar o mesmo efeito. Às vezes funciona, às vezes não. Geralmente porém, uma deconstrução literária pode causar com que um trabalho apareça ser mais macabro, simplesmente porquê chama atenção a aspectos negros já implícitos mas previamente despercebidos, veja também AscendedFridgeHorror (Horror de geladeira ascendente).

Oposto de LighterAndSofter. Paralelo a BloodierAndGorier, HotterAndSexier, YoungerAndHipper, e DenserAndWackier (respectivamente sangrento, erótico, novo e denso).

Compare com {{Grimmification}} (horripilante), AmericanKirbyIsHard, ObligatorySwearing, RealIsBrown, FracturedFairyTale, SugarApocalypse, e CerebusSyndrome.

Note que TropesAreNotBad (Trôpes não são ruins), mesmo as mais mau usados como esta. Por favor evite [[Administrivia/ComplainingAboutShowsYouDontLike reclamar de]] {{Tone Shift}}(mudanças de gênero) [[Administrivia/ComplainingAboutShowsYouDontLike sobre exemplos que você não gosta]].

[[noreallife]]
----
!!Examples
[[index]]
* DarkerAndEdgier/{{Advertising}}
* DarkerAndEdgier/AnimatedFilms
* DarkerAndEdgier/AnimeAndManga
* DarkerAndEdgier/ComicBooks
* DarkerAndEdgier/FanWorks
* DarkerAndEdgier/{{Film}}
* DarkerAndEdgier/{{Literature}}
* DarkerAndEdgier/LiveActionTV
* DarkerAndEdgier/{{Music}}
* DarkerAndEdgier/{{Mythology}}
* DarkerAndEdgier/ProfessionalWrestling
* DarkerAndEdgier/{{Radio}}
* DarkerAndEdgier/TabletopGames
* DarkerAndEdgier/{{Toys}}
* DarkerAndEdgier/VideoGames
* DarkerAndEdgier/WebAnimation
* DarkerAndEdgier/{{Webcomics}}
* DarkerAndEdgier/WebOriginal
* DarkerAndEdgier/WesternAnimation
[[/index]]

----
[[Film/ThisIsSpinalTap Tipo, como isto poderia ficar mais macabro ? E a resposta é nenhuma. Nenhuma senão mais macabro.]]
----