Follow TV Tropes

Following

Context Pt / TiTiTi

Go To

1[[quoteright:192:http://static.tvtropes.org/pmwiki/pub/images/Ti_Ti_Ti_2010_logo_5547.jpg]]
2[[caption-width-right:192:''"[[TitleThemeTune Ti ti ti! Ti ti ti! Ti ti ti! Papo de tiete!]]"'']]
3
4Ariclenes Martins e André Spina são inimigos de infância, que se odeiam mutuamente desde a época em que vivam na pequena vila do Belenzinho, na grande São Paulo. O problema é que o tempo passa e, enquanto André virou um bem sucedido, apesar de brega, estilista com o pseudônimo de Jacques Leclair, Ari é sustentado pela ex-esposa e tenta de tudo -- menos procurar um trbalho honesto -- para melhorar de vida. Por obra da fortuna, ele um dia conhece no metrô uma louca senhora de rua, que costura vestinhos fantásticos para suas bonecas, e decide então se tornar o enigmático estilista espanhol Victor Valentín, fazendo renascer sua antiga rivalidade com André.
5
6Baseada na obra de mesmo nome escrita por Pt/CassianoGabusMendes em 1985, com elementos de outra novela do mesmo autor, "Plumas & Paetês" (especificamente o núcleo da personagem Marcela), ''Pt/TiTiTi'' é uma {{Pt/Telenovela}} da Pt/RedeGlobo assinada por Pt/MariaAdelaideAmaral e que começou a ser transmitida em 2010. As duas versões possuem um enredo, de modo geral, similar, sendo as principais diferenças a adição de alguns personagens e a contextualização mais moderna da última, tão [[Pt/ReferenceOverdosed abarrotada de alusões]] que você pode ver em uma mesma cena referências à [[{{Pt/Iliada}} Ilíada]] e ao {{Pt/Clodovil}}. Sem exageros.
7
8----
9!! Essa telenovela dá exemplos de:
10
11* Pt/ActorAllusion:
12** '''Ariclenes''': Eu e o Victor Valentín somos pessoas diferentes! É é como se eu fosse aquele cara, o Murilo... Murilo Benício, [[Pt/OClone naquela novela em que ele tinha um clone]].
13** Suzana sendo chamada de Pt/FeraRadical é até uma Pt/PiadaRecorrente.
14** Luti é chamado por André de "galãzinho de ''[[{{Pt/Malhacao}} Malhação]]''", quando Humberto Carrão foi, de fato, protagonista do programa em 2009.
15** No capítulo de Ano Novo Nicole canta uma música no karaokê, a mesmo que foi o [[Pt/OneHitWonder único sucesso]] de sua atriz, Elizângela Vergueiro.
16* [[Pt/AfogandoMinhasMagoas Afogando Minhas Mágoas]]: Armandinho, após se casar com Stéfany, passa vários capítulos bêbado , mas ele melhora, depois de um tempo.
17* [[Pt/ManipulativeBastard Bastardo Manipulador]]: Luísa e Giancarlo, esse último tanto na vida quanto nos negócios.
18* Pt/BlatantLies: Marcela ia para um casamento forçado e não parecia nada contente, mesmo assim, Jacques fez questão de dizer que ela era a noiva mais radiante que ele já tinha visto.
19** Breno inventou uma doença terminal ''e'' uma filha bastarda para tentar conquistar Rebeca.
20* Pt/CampGay: Adriano, muito. O cara tem cílios postiços importados!
21* Pt/CrazyHomelessPeople: Embora nunca tenha se mostrado violenta, Titia era uma pessoa louca sem teto.
22* Pt/CurtainClothing: Titia com as cortinas da clínica. Ela é [[Pt/GoneWithTheWind Scarlett O'Hara]], afinal de contas.
23* [[Pt/BurryYourGays Enterrem Seus Gays]]: Osmar morre com menos de uma semana de novela.
24* [[Pt/GratuitousSpanish Español Gratuito]]: Ariclenes se passa por um espanhol, [[Pt/TropeJustificado então é justificado]], mas muitas de suas clientes tentam o "portunhol" quando perto dele.
25* [[Pt/ThisLoserIsYou Esse Perdedor É Você]]: Você é Ariclenes Martins, o protagonista que mora numa vila, é sustentado pela ex-esposa, é obcecado em fazer dinheiro fácil e se recusa em arranjar um emprego normal e honesto.
26* [[{{Pt/Ptitlemkrs2q8s}} Everything's Sparkly With Jewelry]]: Porque a fortuna da Dona Mocinha não poderia ser simplesmente em dinheiro.
27* [[Pt/ExiledToTheCouch Exilado No Sofá]]: Armandinho no começo do casamento, em sua fase embriagada.
28* {{Pt/Gayngst}}: Osmar morre com seu pai odiando-o e o impedindo de se assumir para sua mãe. Julinho foi expulso de casa por seu padrasto, que não o deixa ter contato com a família, e depois repudiado por Dona Bruna. Até Lourdes, uma personagem de pequena aparição, sofre porque a mãe não apóia o seu "estilo de vida". Pt/ItGetsBetter.
29* Pt/TheGirlWhoFitsThisSlipper: Jorgito usa esse tropo e o sapato perdido de Desirée para pedi-la em casamento.
30* [[Pt/TheBabyTrap O Golpe da Barriga]]: O que gera parte da história é o fato de Renato achar que Marcela tentou prendê-lo pelo golpe barriga. Além disso, Stéfany usa-o em Armandinho.
31* Pt/KissKissSlap: Chico e Nicole.
32* Pt/LampshadeHanging:
33** '''Jaqueline''': Olha só, a empregada querendo ter fala. Tá achando que isso que isso aqui é o quê? Novela do [[Pt/ShoutOut Manoel Carlos]]?
34** '''André''': Isso aqui está parecendo até novela: todo mundo entra e ninguém é anunciado!
35* Pt/LargeHam: Alexandre Borges como André Spina.
36* Pt/LittleMissSnarker: Mabi.
37* [[Pt/DumbBlonde Loira Burra]]: Camila.
38* [[Pt/BlondesAreEvil Loiras São Más]]: Luísa.
39* [[Pt/MySecretPregnancy Minha Gravidez Secreta]]: Marcela, com medo de que se contasse a verdade a Renato ele levaria seu filho para longe dela.
40* Pt/MoneySong: Stéfany canta "Diamonds Are A Girl's Best Friend" em um capítulo.
41* [[Pt/LoadsAndLoadsOfCharacters Montes E Montes De Personagens]]: É uma novela, afinal.
42* [[Pt/DeathByChildbirth Morte No Parto]]: Stéfany, ao menos coma no parto.
43* [[Pt/EarWorm Música Grudenta]]: O tema de abertura.
44-->''Volta e meia, meia volta, volver\
45Saio de fino pra ninguém perceber''
46* Pt/NapoleonDelusion: Titia geralmente se identifica como [[Pt/GoneWithTheWind Scarlett O'Hara]] ou [[{{Pt/Anastacia}} Anastácia]].
47* [[Pt/RunawayBride Noiva Em Fuga]]: Supreendentemente, é Camila quem deixa Edgar no altar, isso sem nem mesmo saber que ele tinha um caso.
48* [[Pt/AlliterativeName Nome Aliterativo]]: Victor Valentín!
49* [[Pt/DisappearedDad Pai Desaparecido]]: O pai de André, que na verdade é Victor Valentín. ''Não'', não o Ariclenes, mas o original.
50* [[Pt/OPoderDaAtuacao O Poder Da Atuação]]: Funciona com André, Clotilde e Ariclenes, mas apenas é realmente útil com os dois últimos, ainda mais com Ari, que criou, de fato, um personagem.
51* Pt/ProductPlacement: O "Bradesco Seguros" e a "Yoggi" já ficam até irritantes.
52* [[Pt/IncompatibleOrientation Orientação Incompatível]]: Thaísa apaixonada por Adriano.
53* Pt/MadArtist: Titia, de certo modo, visto que ela costura de forma fantástica e não tem ideia de quem é.
54* [[Pt/RunningGag Piada Recorrente]]: Jaqueline e sua paixão pela {{Pt/Xuxa}}.
55-->Crianças, agora você vão ouvir a música que mudou a minha vida! (começa a tocar ''Ilariê'').
56** Victor Valentín voando para protestos ambientais no Xingu e Gastãozinho Malta querendo usar sua serra elétrica em quem se mete com sua esposa.
57** '''Jaqueline''': O que você está fazendo aqui, sozinho com essa Pt/FeraRadical?!.
58* Pt/ShoutOut: Alguns.
59** '''Titia''': [[Pt/GoneWithTheWind Malditos yankees, tomaram Tara!]]
60** Também da '''Titia''': Lembre-se Ari, [[Pt/LePetitPrince só se vê bem com o caração, o essencial é invisível aos olhos]].
61* Pt/SmallReferencePools: Várias.
62** '''Rony Pier''': Se vocês não me ligarem, eu vendo a informação pra ''Pt/AVidaAlheia''!
63** '''André''': Nem a [[Pt/SitioDoPicaPauAmarelo Cuca]] usaria um modelo desses!
64** '''Chico''': Pegou mal o Valentín indo pro xingu no meio do desfile... tipo o {{Pt/Belchior}} e [[http://pt.wikipedia.org/wiki/Belchior#Desaparecimento aquele lance do Uruguai]].
65** '''Lipe''': Mas todo mundo sabe que é apenas ''Pt/MadameBovary'' [[Pt/DomCasmurro na visão do marido]].
66** '''Ari''': Filho, nós vivemos em uma ''Pt/SelvaDePedra''! Aqui funciona a lei do ''Pt/ValeTudo''!
67** '''Suzana''': Mas eles acham que isso é [[Pt/RomeuEJulieta uma peça]] de [[Pt/WlliamShakespeare Shakespeare]]?
68** '''Mabi''': Cansei desse ambiente que mais parece um conto do Pt/DaltonTrevisan.
69* Pt/SlapSlapKiss: Valquíria e Luti.
70* Pt/StarCrossedLovers: Valquíria e Luti, como [[Pt/LampshadeHanging apontado]] na fala de Suzana no Pt/ShoutOut.
71* Pt/TheWoobie: Julinho precisa muito de um abraço.
72* Pt/TitleDrop: Mérito por terem ressuscitado uma gíria em desuso de forma bastante natural nas falas dos personagens.
73-->'''Ariclenes''': Vai ser um ti ti ti!
74** "Ti ti ti" é também o nome do primeiro batom da linha de cosméticos do Victor Valetín.
75** E por acaso uma das modelos da agência do Edgar tinha um violão em mãos durante um ensaio ao ar livre e resolveu tocar o tema de abertura da novela.
76* [[Pt/TitleThemeTune Título Na Música Tema]]: "Ti ti ti", interpretada pela Pt/RitaLee.
77* [[Pt/TrianguloAmoroso Triângulo Amoroso]]: Alguns, poderiam ser considerados um [[Pt/DodecaedroAmoroso dodecaedro]], mas seus limites são bem definidos. Primeiro, Edgar era noivo de Camila, amante de Luísa e gostava de Marcela. Paralelamente, Valquíria gosta de Luti que namora Gabi, depois Camila gosta de Luti que namora Valquíria. Também merecem ser lembrados Desirée e Armandinho, noivos, com Stéfany se intrometendo, e Jorgito tentando conquistar Desirée que ainda gostava de Armandinho enquanto era perseguido pela ex-namorada, Thaísa, da qual gosta Lipe.
78* Pt/TookALevelInJerkass: Renato. De início seus erros eram até justificáveis, mas aceitar o casamento com Marcela certamente não o é.
79* Pt/WiseBeyondTheirYears: [[Pt/LittleMissSnarker Mabi]] e seu irmão Lipe.

Top