Follow TV Tropes

Following

Context Pt / GrandeMal

Go To

1[[quoteright:349:https://static.tvtropes.org/pmwiki/pub/images/rsz_imax_movie_poster_star_wars_star_wars_episode_ix_the_rise_of_skywalker_movies_hd_wallpaper_preview.png]]
2
3A causa de todos os acontecimentos ruins em uma história. Um Grande Mal pode ser um personagem com [[Pt/PlanoMaligno Planos Malignos]] ou uma situação, como um cometa em direção à Terra. O Grande Mal pode (e às vezes vai) exercer efeito em vários episódios, e até mesmo em uma temporada inteira.
4
5Note que o Grande Mal não é um tropo genérico para o maior e mais feio vilão de uma história. O líder Pt/Badass de uma gangue de renegados que os heróis encontram uma ou duas vezes ''não'' é o Grande Mal. O milionário que aparece ''usando'' a gangue como músculo é o Grande Mal. Se há sempre na história um [[Pt/HomemPorTrasDoHomem Homem Por Trás do Homem]] diferente, então quem quer que [[Pt/TheChessmaster esteja por trás de todos eles]] é o Grande Mal, não cada vilão principal que apareça. Em outras ocasiões, se um novo inimigo aparece para substituir o Grande Mal anterior, então eles são os [[Pt/ArcVillain Grandes Males de suas próprias histórias]].
6
7O Grande Mal pode ser confrontado frequentemente, mas é poderoso demais para ser derrotado até o último episódio da sequência. O Grande Mal pode operar através de seus [[Pt/EvilMinions Asseclas]] e quase certamente terão o [[Pt/TheDragon Dragão]] protegendo-o, a fim de manter o interesse e ter algo por qual valha a pena os heróis derrotarem. Quando se olha para uma história que dura uma temporada ou um [[StoryArc Arco de História]] e você pode identificar aquele vilão como estando em controle de tudo, ele é o Grande Mal. Em muitos casos, descobrir-se-á que enquanto o Grande Mal possa estar no controle, o [[DragonInChief Dragão No Comando]] ainda seria uma ameaça maior.
8
9O termo "Grande Mal" foi popularizado em [[Series/BuffyTheVampireSlayer Buffy, a Caça-Vampiros]]. Era característico dos Grandes Males de Buffy que suas identidades, natureza ou mesmo o fato que eram Grandes Males se manterem incertos por um tempo considerável. Ocasionalmente, personagens referiam-se a si mesmos como o "Grande Mal", fossem eles ou não; neste caso é um Pt/{{Big Bad Wannabe}} (apesar de Spike, o Pt/{{Trope Namer}} anterior de Pt/{{Badass Decay}}, foi o personagem que mais fez isso e ele foi parte do [[Pt/BigBadDuumvirate Triunvirato do Mal]] da segunda temporada junto com Drusilla)
10
11Um personagem Grande Mal é também parte essencial da dinâmica de uma Pt/{{Five Bad Band}}. O papel permanece o mesmo, mas precisa ser dito que ele é o Grande Mal ''daquela organização particular''. Não é apenas o líder de um Pt/{{Quirky Miniboss Squad}}, mas está no grupo para ser a contra-parte do herói numa Pt/{{Five Man Band}}. Se eles se tornam ou não o Grande Mal principal da obra da ficção é algo que não está marcado em pedra (apesar de que mais sim do que não, eles serão também).
12
13Se o show tem uma série de Grandes Males, eles podem funcionar como uma série de [[MonsterOfTheWeek Monstros da Semana]] que levam mais de uma semana para serem derrotados. Se houver uma [[LegionOfDoom Legião do Mal]], espere o Grande Mal estar envolvido de alguma maneira. Eles estarão organizados por força, sendo o mais forte por último, seguindo o [[SortingAlgorithmOfEvil Algoritmo de Ordenação do Mal]].
14
15{{Evil Overlord}}, {{Diabolical Mastermind}}, {{The Chessmaster}}, {{ArchEnemy}}, [[Pt/HomemPorTrasDoHomem Homem Por Trás do Homem]], e muitas vezes o {{Manipulative Bastard}} são tipos específicos de vilões que são plausíveis de aparecerem como Grandes Males. Se ele for um {{Magnificent Bastard}}, {{Complete Monster}} ou {{Hero Killer}}, os heróis estarão em sérios apuros. A versão heróica deste personagem é o [[BigGood Grande Bem]], que muitas vezes será o foco de atenção deste personagem em vez do Herói no começo de uma série. Se uma obra de ficção estiver ostensivamente faltando um Grande Mal, pode ser um caso de [[NoAntagonist Sem Antagonista]].
16
17Veja também [[BigBadDuumvirate Triunvirato do Mal]] para dois (ou mais) Grandes Males trabalhando juntos ([[EvilVersusEvil ou não]]). Às vezs um Grande Mal começa servindo outro vilão - se for o caso, ele é um {{Dragon Ascendant}}. Se o personagem que preenche a lacuna de Grande Mal das maneiras mais significativas é subordinado a alguém mais (alguém significantemente menos ameaçador por comparação), ele é um [[DragonInChief Dragão No Comando]]. Se a história possui muitos Grandes Males, veja {{Big Bad Ensemble}}.
18
19Note que o Grande Mal de uma história não é sempre a força maléfica mais poderosa ou mais antiga. Talvez uma presença maléfica nos moldes de uma {{Eldritch Abomination}} obscureça o cenário da obra, mas é separada dos eventos da historia - isto é GreaterScopeVillain. O Grande Mal é diferente deste por ser o principal obstáculo que o herói deve lidar, apesar de que o Grande Mal pode tentar dominar o GreaterScopeVillain de algum jeito como parte de seu plano. (Se isso dá certo [[EvilIsNotAToy ou não]], resultados variam.)
20

Top