Follow TV Tropes

Following

Context Pt / DarkerAndEdgier

Go To

1[[quoteright:250:[[Franchise/TheSmurfs https://static.tvtropes.org/pmwiki/pub/images/smurfs_hardcore.jpg]]]]
2[[caption-width-right:250:[-É Smurfamente incrível-]!]]
3
4->''"Cara, ''Toy Story'' ficou realmente negro, não foi? Quer dizer, parece “Você tem um amigo em- [[KillItWithFire QUEIMEI VIVO! QUEIME ATÉ QUE VOCÊ QUEIME NO INFERNO!]]'"''
5-->--'''[[WebVideo/BumReviews Chester o Vagal]]''' avaliando ''WesternAnimation/ToyStory3''
6
7Um pulo em tonalidade (ToneShift) feito para tornar uma ficção mais [[SlidingScaleOfSillinessVersusSeriousness séria]], [[SlidingScaleOfIdealismVersusCynicism cínica]] ou [[SlidingScaleOfShinyVersusGritty acre]].
8
9
10
11Na teoria, arquétipos que estamos acostumados a ver agindo por forma mais nobre terão de agir de forma dura e pensar friamente para ter algum progresso, então, exigindo uma [[{{Deconstruction}} re-examinação]] dos outros tropos envolvidos, utilização de novos e expandindo o cenário, abrindo espaço para diferentes tipos de personagens e histórias. Na prática, porém, escritores podem ser preguiçosos demais para terem todo esse labor, e terminarem, apenas, “apimentando” um trabalho com [[SexIsCool sexo]], [[ClusterFBomb profanidade]] ou [[FamilyUnfriendlyViolence violência pesada]], para torná-lo mais "adulto" (muitas vezes, exagerando no processo).
12
13Quando um programa usa este tropo como um cartão de visita, espere [[FinaglesLaw tudo que pode dar errado dará]], e a trama terá um aspecto de um mundo meio vazio (WorldHalfEmpty),[[BlackAndGrayMorality todos são bastardos]], [[DeusAngstMachina muitas coisas nojentas acontecem com os personagens]] ou [[{{Wangst}} ou histórias de fundo sobre a vida dos personagens lhe dão motivos para ficarem remoendo o passado]].
14
15Como podemos esperar disto, isto é geralmente fácil de se estragar e um mau uso desta trôpe pode resultar em uma Apatia da audiência induzida pela escuridão da trama (TooBleakStoppedCaring) e “{{Narm}}”.
16
17Estatrôpe ficou popular em gibis (ComicBooks) como uma rebelião contra a [[MediaNotes/TheSilverAgeOfComicBooks Silver Age]] que levava mais de uma década com tentativas estapafúrdias de mostrar que os quadrinhos ficaram mais sombrios e afiados, então revelando"[[MaturityIsSeriousBusiness não eram mais coisas de criança]]." Veja [[MediaNotes/TheBronzeAgeOfComicBooks Bronze Age]], [[MediaNotes/TheDarkAgeOfComicBooks Dark Age]], e NinetiesAntiHero (Herói dos anos 90) para mais detalhes de como isto funcionava.
18
19Também tira-se sarro através de “Grimdark” (Sorriso negro), derivado de uma trama de “
20''TabletopGame/{{Warhammer 40000}}''. ("Na escuridão que sorri ao futuro distante, há apenas guerra ''only war.''") [[note]] “Grimdark” também foi usado para quando algo DarkerAndEdgier vai de meramente desnecessário para blatantemente “estúpido” e desavisado de seu próprio potencial de exagero –embora alguns preferem diferenciar este tipo diferente de termo entre “Grimderp” ou “Shitdark”. [[/note]] Algumas vezes justificadas com a frase “SillyRabbitIdealismIsForKids” (Idealismo idiota de coelhlinhos é coisa de criança). Geralmente aparece em DarkFic.
21
22Mais macabro e sombrio está rapidamente entrando dentro do grupo HilarityEnsues (Hiláriedades occorrem) como um dos mais [[DeadHorseTrope antigos]] slogans de marketing. Se um show que passava na TV passa por uma {{Retool} (reestilização) sobre a forma de fazer as coisas ficarem macabras, espere JumpingTheShark (Pulando o tubarão), especialmente se teve ExecutiveMeddling (Tramóias executivas) envolvidas. Isto tende a ficar melhor se a mudança foi planejada dentro do roteiro por estágios que mantêm o tom de mudar muito abruptamente.
23
24Note que isto não é o mesmo que uma {{Deconstruction}} (Deconstrução}}. Uma deconstrução brinca com as convenções de outro gênero e sua conclusão lógica para criticar as convenções iniciais do gênero. Isto não precisa ser macabro (veja por instância DeconstructiveParody) e isto não previne com que as coisas mudem para melhor. Esta trôpe apenas adiciona elementos “negros” para tentar dar o mesmo efeito. Às vezes funciona, às vezes não. Geralmente porém, uma deconstrução literária pode causar com que um trabalho apareça ser mais macabro, simplesmente porquê chama atenção a aspectos negros já implícitos mas previamente despercebidos, veja também AscendedFridgeHorror (Horror de geladeira ascendente).
25
26Oposto de LighterAndSofter. Paralelo a BloodierAndGorier, HotterAndSexier, YoungerAndHipper, e DenserAndWackier (respectivamente sangrento, erótico, novo e denso).
27
28Compare com {{Grimmification}} (horripilante), AmericanKirbyIsHard, ObligatorySwearing, RealIsBrown, FracturedFairyTale, SugarApocalypse, e CerebusSyndrome.
29
30Note que Administrivia/TropesAreNotBad (Trôpes não são ruins), mesmo as mais mau usados como esta. Por favor evite [[Administrivia/ComplainingAboutShowsYouDontLike reclamar de]] {{Tone Shift}}(mudanças de gênero) [[Administrivia/ComplainingAboutShowsYouDontLike sobre exemplos que você não gosta]].
31
32[[noreallife]]
33----
34!!Examples
35[[index]]
36* DarkerAndEdgier/{{Advertising}}
37* DarkerAndEdgier/AnimatedFilms
38* DarkerAndEdgier/AnimeAndManga
39* DarkerAndEdgier/ComicBooks
40* DarkerAndEdgier/FanWorks
41* DarkerAndEdgier/{{Film}}
42* DarkerAndEdgier/{{Literature}}
43* DarkerAndEdgier/LiveActionTV
44* DarkerAndEdgier/{{Music}}
45* DarkerAndEdgier/{{Mythology}}
46* DarkerAndEdgier/ProfessionalWrestling
47* DarkerAndEdgier/{{Radio}}
48* DarkerAndEdgier/TabletopGames
49* DarkerAndEdgier/{{Toys}}
50* DarkerAndEdgier/VideoGames
51* DarkerAndEdgier/WebAnimation
52* DarkerAndEdgier/{{Webcomics}}
53* DarkerAndEdgier/WebOriginal
54* DarkerAndEdgier/WesternAnimation
55[[/index]]
56
57----
58[[Film/ThisIsSpinalTap Tipo, como isto poderia ficar mais macabro ? E a resposta é nenhuma. Nenhuma senão mais macabro.]]

Top